Existem diversas linhas de crédito no mercado atualmente, assim, diante de tantas ofertas surgem as dúvidas sobre como buscar uma linha de crédito realmente eficiente para sua empresa e quais os riscos e vantagens de tal ferramenta oferecida pelos intermediários financeiros.
Mas se você está procurando uma linha de crédito adequada para sua empresa, fique tranquilo (a) nesse momento, pois vamos te apontar de forma rápida e eficiente a solução para escolher a melhor linha de crédito para o seu negócio.
Antes de apresentar as soluções para você aplicar na sua empresa, vamos entender o que são e como funcionam as linhas de crédito e seguir para uma escolha consciente nessa questão.
O que são linhas de créditos?
Linhas de crédito são empréstimos ou financiamentos, que atuam como oportunidades financeiras para alavancar seu negócio, fornecidas por empresas de crédito, ou mesmo por bancos, de modo a facilitar a alternativa financeira que sua empresa precisa.
Desse modo, as linhas de crédito são oportunidades financeiras baseadas na confiança entre o cliente e a instituição financeira que a prestará, sendo delimitada a partir do perfil e da capacidade de pagamento do cliente, no caso o tomador do empréstimo.
Outro ponto importante para ressaltar com relação às linhas de créditos é sobre sua delimitação, que está diretamente relacionada à política interna da instituição financeira.
Dentro das dificuldades financeiras a serem solucionadas pelas linhas de crédito, estão a necessidade de expansão do negócio, melhoria do capital de giro, a antecipação de recebíveis, entre outras questões que precisam de solução financeira direcionadas dentro de empresas e que podem ser resolvidas com a linha de crédito que atenda a necessidade específica do seu negócio.
Quais os tipos de linha de crédito para empresas?
Agora já sabemos que cada linha de crédito visa resolver um problema diferente de aplicabilidade direta dentro da empresa, então é muito importante saber escolher aquela que melhor se adapta ao seu caso concreto.
Sem demora, vamos conhecer os tipos de linha de crédito para empresas, onde a solução para o seu problema te espera.
Confira agora as 10 melhores opções de linha de crédito para o seu negócio:
1. Empréstimo com garantia
Um recurso bastante utilizado no meio empresarial é o empréstimo com garantia, e como o próprio nome nos indica, é aquele empréstimo onde o interessado dá algo como garantia à fornecedora do crédito.
Essa modalidade de empréstimo diminui os riscos para a credora, assim como torna a linha de crédito mais vantajosa para o empresário, empreendedor ou até para a pessoa física tomadora do empréstimo, que vai ter taxas de juros mais baixas, no levantamento do valor para alavancar seu negócio.
Uma forma bastante utilizada é o empréstimo com garantia de imóvel, que pode ser realizado por pessoa física ou jurídica, oque se determina de acordo com a propriedade do bem.
2. Financiamentos
Assim como o empréstimo com garantia, o financiamento é uma linha de crédito comum para o brasileiro, tornando possível a aquisição de bens que facilitam o desenvolvimento de empresas, a compra de imóveis, e outras aquisições específicas.
Falando nisso, a especificidade é uma característica dessa linha de crédito, visto a previsão contratual para determinada aquisição de um bem, onde as condições para tal vão variar, sendo que na maioria das instituições financeiras se consegue o financiamento de 80% até 100% do valor do bem, com taxas de juros bem definidas.
3. Crédito para capital de giro
Essa modalidade de linha de crédito para empresas não têm determinações específicas como o financiamento citado anteriormente, visto que pode ser utilizada com finalidades diversas dentro da empresa.
Algumas empresas utilizam essa linha de crédito de capital de giro para fazer pagamento de fornecedores, pagamento de salários, colocar o aluguel em dia, criar um fluxo de caixa ou até mesmo para a contratação de novos colaboradores.
Com relação às formas de pagamento dessa linha de crédito junto aos credores, existem diversas maneiras, incluindo parcelas bimestrais, trimestrais, ou até mesmo quitação integral ocorrendo somente no fim do contrato estabelecido.
Sendo munida de menor rigor quanto ao uso do capital disponibilizado, o prazo dos contratos para o crédito também são mais curtos, podendo variar entre 12 a 18 meses conforme as particularidades de cada contratante.
4. Antecipação de recebíveis
A antecipação de recebíveis, como o próprio nome nos indica, é aquela solução para quem tem valores a receber e deseja antecipar esse ato para arcar com contas de curto prazo.
Essa opção de crédito se mostra acessível por gerar uma garantia, visto ser uma antecipação de valores que a empresa já está para receber, ou seja, é uma retirada de lucros antecipadamente, e portanto as taxas de juros são consequentemente mais baixas considerando esse aspecto.
Essa possibilidade de antecipação do recebimento de valores é bastante utilizada por empresários que não possuem capital de giro, justamente por ser menos burocrática, podendo ser uma solução viável para o seu negócio.
Na escolha da antecipação de recebíveis, todavia, deve-se observar que apesar de ser uma solução mais rápida e exigir uma burocracia menor, é utilizada para solucionar despesas mais urgentes, se adequando como uma solução a curto prazo.
Se esse não é o caso da sua empresa, sigamos para mais soluções em linhas de crédito.
5. Peer to peer
O peer to peer, ou ponto a ponto, é a realização da operação de empréstimos financeiros através de plataformas que unem investidores e tomadores de empréstimo.
Contudo, a plataforma não funciona propriamente como intermediário financeiro, mas apenas como um lugar que possibilita esse encontro de interesses.
As linhas de créditos baseadas na negociação entre empresa tomadora de crédito e investidores que atuam nesse meio digital com esse objetivo, de realizar empréstimos em dinheiro, é uma aposta de pequenas e médias empresas desvinculando a operação financeira de bancos ou casas de crédito com esta finalidade, o que pode ser vantajoso por conseguir uma menor taxa de juros, um retorno de percentual maior no investimento, todavia há riscos mais altos para ambos os lados.
E aí, o peer to peer é uma boa opção para você? Se ainda não é essa a sua ideia para conseguir uma linha de crédito para sua empresa, continue comigo e vamos conhecer mais possibilidades financeiras para o seu negócio.
6. Cooperativas de crédito
A essa altura, já sabemos que além dos bancos existem outras formas de conseguir uma linha de crédito para a sua empresa, não é mesmo? Então, vamos compreender o que são as cooperativas de crédito de maneira descomplicada.
Partindo desse entendimento a cooperativa de crédito é formada por um grupo de pessoas, que se unem para conquistar objetivos específicos para aquela coletividade.
As cooperativas são linhas de crédito, que apesar de não serem bancos e não objetivar o lucro, também prestam serviços financeiros como o de conta corrente, financiamento, aplicação financeira, cartão de crédito, entre outros serviços.
Um ponto muito importante é que nas cooperativas de crédito o cliente também é dono, visto que compra uma cota de participação e colabora das decisões, assim não falamos apenas de um terceiro tomador de crédito, mas de alguém atuante na comunidade a partir da cooperativa de crédito.
Apesar da funcionalidade das cooperativas serem semelhantes às dos bancos comuns, o lucro não é objetivo desta cooperação, e sim o desenvolvimento de uma determinada comunidade. Mas agora você me pergunta, qual a vantagem de investir em uma cooperativa para o meu negócio?
As cooperativas possuem isenção de alguns impostos como CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido), Cofins (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social), e ainda sobre o PIS (Programa de Integração Social), o que faz com que elas possam oferecer taxas de juros mais amenas, melhorando as condições de crédito.
7. Microcrédito
Quando falamos de microcrédito, estamos falando de uma linha de crédito para pessoa física ou microempreendedor, que está buscando expandir seu negócio ou mesmo montar o próprio negócio e se inserir no mercado. Se esse é o seu caso, então vamos lá!
O valor do microcrédito pode chegar até 20.000 (vinte mil reais) e deve ser aplicado no seu negócio para gerar mais renda a partir do investimento.
Essa linha de crédito que beneficia os pequenos empreendedores foi instituída como uma maneira de democratizar o acesso ao crédito, tão certo que carrega taxas de juros baixas comparada a outras linhas de crédito, por exemplo.
Existem algumas condições para a contratação desta linha de crédito, a primeira delas é a obtenção de um faturamento que não ultrapasse 360 mil reais por ano. Outro ponto importante é a aplicabilidade do microcrédito para a finalidade produtiva da sua empresa, o que pode ser checado pela instituição financeira que disponibiliza o crédito.
Importante saber que a finalidade produtiva, não necessariamente é a implantação de um novo produto, mas pode ser para criar um fluxo de caixa, ampliar o seu negócio ou até para investir em treinamento de colaboradores.
8. Crédito para empresas BNDES
O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) atua no mercado de capitais, promovendo financiamentos através de planejamentos estratégicos que permitem a obtenção de créditos para alavancar empresas de variados portes, abarcando microempreendedores e pessoas físicas, assim como micro, médias e pequenas empresas. Não deixando de fora as grandes empresas e até consórcios públicos, assim como soluções para o Agro.
9. Investidores-anjo
Os investidores anjos são pessoas físicas que vão investir no seu negócio por uma pequena participação do empreendimento que pode variar entre 5% e 10%.
Esses investimentos podem acontecer não apenas em dinheiro, mas em compartilhamentos estratégicos de contatos para alavancar o seu negócio através de ideias inovadoras e com altas chances de trazer crescimento para a sua empresa.
No Brasil existe a ONG Anjos do Brasil que oferece investimentos entre 100 e 800 mil reais para empresas que apresentem potencial.
10. Financiamento coletivo ou crowdfunding
Por último mas não menos importante, existe ainda a possibilidade de linha de crédito através de um financiamento coletivo ou Crowdfunding.
Esses financiamentos acontecem em plataformas digitais, onde empresas cadastram projetos com o objetivo de arrecadar o valor necessário para o investimento, que pode variar entre causas de caridade até o início de um negócio, que possa despertar o interesse desses investidores.
Quais as vantagens e benefícios da linha de crédito?
As linhas de crédito oferecem inúmeras vantagens para empresas de grande, médio e pequeno porte. Como elencamos anteriormente, existem diferenciais em cada linha de crédito que podem ser observadas por aqueles que desejam alavancar os seus negócios.
Assim, um aspecto fundamental para escolha de uma linha de crédito é um bom planejamento sobre a necessidade da sua empresa.
Confira abaixo algumas vantagens e benefícios relacionados às linhas de crédito como forma de desenvolvimento para a sua empresa.
- Expansão do seu negócio;
- Possibilidade de investimentos em novos produtos;
- Manutenção e aquisição de novos equipamentos;
- Melhoramento do fluxo de caixa;
- Quitação de dívidas para desafogar seu negócio
3 passos para conseguir linha de crédito para sua empresa
Para conseguir uma linha de crédito para sua empresa é recomendável seguir alguns passos para alcançar seus objetivos de forma mais célere.
Veja abaixo algumas das alternativas para agilizar esse passo e seguir para aplicação da solução financeira no seu negócio.
1. Orçamento
Fazer um bom orçamento, saber quanto vai gastar para implementar uma nova política dentro da sua empresa, para adquirir um novo produto, para investir em treinamento de colaboradores, para melhorar o seu fluxo de caixa, para uma reforma ou ampliação do seu negócio é um passo primordial.
Assim, chegar em uma instituição financeira com orçamento preparado, ou mais de um, pode te adiantar muitos passos e até garantir que conseguirá os resultados esperados com esse investimento.
2. Pesquisa e simulação
Pesquisar é uma estratégia e aplicamos ela em vários aspectos da nossa vida, então para o melhor desenvolvimento do nosso negócio pesquisar também é fundamental.
Tendo isso em mente, além da pesquisa você deve fazer simulações como uma maneira segura de fazer a escolha pela melhor linha de crédito para a sua empresa.
Além de pesquisar taxas de juros, quantidade de parcelas, fatores de restrição, entre outros pontos, pesquise os agentes financeiros que você vai contratar para conseguir a linha de crédito desejada.
3. CET (Custo Efetivo Total)
O custo efetivo total de uma operação financeira é definido por todos os encargos incidentes nessa operação, desse modo, fazer o cálculo desses custos a curto e longo prazo para obtenção da sua linha de crédito, vai garantir que você não tenha surpresas desagradáveis com a operação de aquisição de uma linha de crédito. Entre alguns exemplos podemos citar acréscimo de parcelas de empréstimos ou até mesmo, variação de taxas de juros das quais você não estava esperando.
Solução para Linha de Crédito Empresarial
Solicitar empréstimo em uma instituição financeira é uma jogada arriscada dentro do mercado de investimentos, todavia considerando a aplicação prática das linhas de crédito, essa é uma estratégia necessária para o desenvolvimento da sua empresa frente a competição atual de mercado.
Por isso, se você está buscando uma consultoria financeira descomplicada e especializada, voltada para a recuperação do seu crédito empresarial, com ações legais que viabilizam a solução dos seus problemas, clique no link e venha para a Solutions Finance agora mesmo!