Se você já passou ou está passando por um imprevisto financeiro, fique calmo, essas situações acontecem por diversos motivos e o importante é saber escolher um caminho seguro para sair dela.
As recuperadoras de crédito são um importante meio para você encontrar novamente sua liberdade financeira e se livrar de dívidas e ter seu crédito recuperado na praça.
Venha comigo e descubra como funciona uma recuperadora de crédito e elimine dívidas prescritas ou negativadas do seu CNPJ.
O que é uma recuperadora de crédito?
Uma recuperadora de crédito nada mais é do que uma empresa que compra dívidas de outras empresas e passa a ser responsável por elas.
Isso mesmo, as recuperadoras de crédito compram dívidas de instituições financeiras, por exemplo, e passam a atuar na cobrança dos devedores.
Assim, quando uma dívida é antiga, e a empresa que era a credora original já não mais quer ter envolvimento com a cobrança em questão, ela vende essa dívida para uma recuperadora de crédito.
A recuperadora de crédito atua nessa renegociação de dívidas e estabelece novas formas de cobrança, entre outras estratégias para recebimento do crédito.
Se você está com o nome negativado e precisa ter de volta o seu poder de compra, então a recuperadora de crédito é a solução para você neste momento.
Recuperadora de Crédito: Dívidas prescritas e dívidas negativadas
Você já deve ter ouvido alguém falar que está com uma dívida negativada, ou ainda alguém dizer que a dívida caducou e não precisa mais pagar porque já se passaram 5 anos.
Todavia, vamos entender a diferença entre esses dois status da dívida.
1. Dívidas Negativadas
São aquelas em que o nome do devedor vai para os órgãos de proteção do crédito, impossibilitando suas operações financeiras.
2. Dívidas Prescritas
Quando falamos de dívidas que caducaram, estamos falando daquelas dívidas prescritas, ou seja, que possuem mais de 5 anos e não foram pagas. Algumas pessoas imaginam que passado esse período não precisam mais pagar essas dívidas ou que não pode acontecer a cobrança delas.
Porém, apesar de não poderem ser levadas aos órgãos de proteção ao crédito novamente pela mesma empresa, ou seja a credora original, se você fizer um acordo com uma recuperadora de crédito para o pagamento dessa dívida e não cumprir, pode haver sim a negativação.
Como funciona a recuperação de crédito?
A recuperação de crédito tem sido bastante utilizada pelas grandes empresas e bancos para redução da inadimplência nos seus quadros.
Essa negociação pode acontecer através de ofertas diretas com a intenção de receber o pagamento e devolver a possibilidade de crédito ao cliente, onde as securitizadoras compram as dívidas antigas de clientes e atuam na cobrança dessas dívidas, de modo a trazer benefícios para ambos os envolvidos nas negociações.
Quais as diferenças entre operação de cobrança e recuperação de crédito?
Bem diferente do que a maioria das pessoas imagina, os termos cobrança e recuperação de crédito não se trata da mesma coisa.
- A operação de cobrança é o ato de contatar o consumidor devedor para informar a dívida em aberto, apresentar propostas de pagamento para receber pelo serviço ou produto ofertado. Além disso, a cobrança pode acontecer por dívidas negativadas ou não, apenas com o intuito de receber o valor devido.
- Já a recuperação de crédito objetiva encontrar solução para restabelecer o crédito daquele devedor entregando a possibilidade de flexibilização de prazos e diminuição de juros, por exemplo. Lembrando que essa operação acontece apenas relacionada a dívidas negativadas.
Quais as vantagens de uma recuperadora de crédito?
Como discutimos antes, as recuperadoras de crédito atuam diretamente com dívidas antigas na tentativa de recuperar o crédito de clientes devedores, e por outro lado, resolver o problema de empresas ou instituições financeiras que não gostariam mais de lidar diretamente com as situações de inadimplência de alguns devedores.
Assim, existem algumas vantagens do serviço de recuperação de crédito que podem ser elencados como:
- Melhoria do score de crédito
- Maior agilidade na negociação
- Retomada do poder de compra dos consumidores
- Diminuição do estresse envolvido numa cobrança de dívida
Como podemos ver, tanto contratar uma recuperadora de crédito, como pagar uma dívida através de uma securitizadora pode trazer vários benefícios para os envolvidos nessa situação.
Como negociar as dívidas da minha empresa?
A possibilidade de negociar as dívidas da sua empresa ficou mais acessível, e com planejamento dá para ter de volta o seu crédito e manter o seu negócio funcionando.
Afinal, como posso negociar as dívidas da minha empresa? Quando as pessoas estão endividadas podem recorrer a diversas formas para se livrar desse pesadelo, algumas são:
- Negociação direta com o credor da dívida.
- Entrar em plataformas como o Serasa Limpa Nome, por exemplo.
- Fazer refinanciamento de dívida.
- Ou optar por levar sua dívida para outra instituição financeira através de uma portabilidade.
Porém, tome cuidado para não prolongar esse momento financeiro ruim, e se você já recebeu uma proposta de uma recuperadora de crédito, não deixe passar essa chance de se livrar da dívida de uma vez por todas.
Para isso, tenha uma boa assessoria financeira para ajudar nesse processo e acabar com o problema. Siga os passos a seguir para ter uma boa negociação e vencer esse obstáculo!
4 passos para Negociar as Dívidas da sua Empresa
A renegociação de uma dívida pode partir tanto da securitizadora de crédito como falamos a pouco, ou pode partir do próprio cliente devedor.
Veja alguns passos para acabar com as dívidas da sua empresa e se livrar de uma vez por todas da falta de crédito para negociar no mercado.
1. Identifique as causas do endividamento e previna-se de novas dívidas desnecessárias
Uma das primeiras coisas a ser feitas antes de negociar as dívidas da sua empresa é identificar o que ocasionou essa dívida para que esse inconveniente não se repita e você possa seguir tranquilamente nos seus negócios.
2. Descubra o valor que sua empresa consegue pagar pela dívida mensalmente considerando os imprevistos
Isso mesmo, antes de negociar sua dívida faça um cálculo de quanto a sua empresa consegue pagar por ela mensalmente, para que você consiga arcar com as parcelas e recuperar seu crédito o mais rápido possível.
3. Analise a possibilidade de conseguir dinheiro extra para sua empresa
Uma das formas de conseguir negociar dívidas e ter sucesso nisso, é angariar um dinheiro extra através de ativos da sua empresa, que podem ser itens do imobilizado, uma queima de estoque e a negociação para o recebimento de valores com seus próprios clientes, para gerar uma reserva de emergência.
4. Relacione seus credores e comece a negociar
Faça uma relação dos seus credores, tenha ciência dos juros de cada dívida e comece a negociação. Caso uma recuperadora de crédito tenha entrado em contato com você, analise a proposta com cuidado e aproveite a oportunidade para ter seu crédito restaurado no mercado.
Todos esses passos podem ajudar na recuperação do seu crédito, porém um olhar especializado sobre esse assunto é de fundamental importância para a saúde financeira da sua empresa.
Solução para Recuperação de Crédito Empresarial
Na grande maioria das vezes negociar com instituições credoras é um processo demorado e difícil, que pode deixar você com muitas dúvidas. Pensando nisso, poder contar com ajuda de empresas especializadas em recuperação de crédito pode te deixar mais tranquilo para negociar as dívidas da sua empresa.
Pensando na recuperação do seu crédito empresarial de forma segura e realmente eficiente, conte com a consultoria financeira voltada para a recuperação de crédito e receba um diagnóstico completo da situação do seu CPF ou CNPJ e tenha a reestruturação financeira que você tanto procura com a Solutions Finance.